top of page

2024: O ano da Consolidação




Consolidar, essa é uma expressão a ser entendida, estudada e posta em pratica em nossas vidas. Gosto de consultar o dicionário para ajudar na compreensão, e ele diz que consolidar é: tornar ou ficar sólido, estável; fortalecer. tornar(-se) sólido, firme, duro; solidificar, endurecer.


Essas definições transmitem exatamente a visão que entendemos que Deus tem para nós em 2024!


O ano de 2023 foi um ano incrível para nós enquanto igreja. Avançamos em várias áreas. No ano do aperfeiçoamento, vimos Deus nos levando a novos níveis de maturidade, de serviço, de alcance, de relevância. Entramos na “terra prometida” do novo templo. Para nós esse foi um momento profético, pois muito mais do que uma mera estrutura física, o Senhor nos deu entendimento de que o novo templo simbolizava uma nova fase, um novo momento para nossa sexagenária comunidade de fé.


Quantas lembranças foram impressas em nossas almas. Cultos, palavras proféticas, momentos que marcaram 2023 como um ano inesquecível na vida dos filhos dessa casa!


Mas o ano passou, o novo ciclo chegou,o milagre aconteceu… e agora?


Agora é hora de consolidar o que Deus nos deu, potencializando tudo para frutos ainda mais abundantes!


A história da ressureição da filha de Jairo, em Lucas 8 nos ajuda a entender isso. Jairo enfrenta muita coisa para ter sua filha viva em seus braços. Acompanhe o texto comigo:


No verso 41 ele precisa se despir de preconceitos, de vaidades, de dogmas que carregava como um líder religioso e ir ate aquele que naquele momento era considerado por muitos de seu povo, um herege.


A partir daí, ele terá que esperar, pois no caminho do seu milagre, apareceu outra necessitada, e Jesus vai parar, vai se demorar. Ele precisou ter paciência, resiliência, vencer sua ansiedade e pressa e entender que com Deus as coisas acontecem no tempo certo e não no momento que queremos.


Jairo terá que lidar com circunstâncias adversas que crescem, que pioram. Antes ele precisava crer em uma cura, agora ele precisa crer em uma ressureição… as vezes o que está ruim pode piorar…


Jairo precisou lutar sozinho, pois quem o cercava manifestava incredulidade. Não havia um pra orar com ele, um pra incentiva-lo, um pra dizer: vai dar certo Jairo…


Mas… o milagre aconteceu! Jairo teve a alegria de ter sua filha viva em seu braços. Quanta alegria, que coisa maravilhosa! Imagino a festa, pulos de alegria, sorrisos intermináveis…


No meio da empolgação, uma ordem de Jesus: Deem a ela de comer…


Sei lá… acho que a mãe não havia tido cabeça pra fazer comida, nem apetite ela deveria ter. Será que tinha um pão dormido? Seja como for, eles vão ter que interromper a festa da ressurreição pra fazer comida…


E por que? Por um motivo extremamente óbvio: ela esta cm fome… saco vazio não para em pé. Essa menina vai precisar se alimentar para continuar viva!


Aqui está a necessidade da consolidação. O que adiantaria a menina experimentar um milagre extraordinário, ressuscitando e morrer de fome?


Mas tem muita gente vendo isso acontecer. Deus realiza milagres incríveis e nós os deixamos morrer de fome ao não consolidá-los. Na historia da ressurreição da filha de Jairo aprendemos que fazer o milagre é tarefa de Deus, mas mantê-lo vivo é tarefa nossa.


Deus nos deu um 2023 de muitos milagres, nos deu o novo espaço, nos abriu um novo tempo, nos permitiu tocar de forma mais intensa nossa cidade. E agora, não podemos deixar esse portal se feixar diante de nós. Precisamos consolidar o novo templo, não com novas pinturas, mas com vidas, pois foi pra isso que o construimos. Precisamos avançar missionáriamente em nossa cidade, pois foi pra isso que Deus nos deu influência e crédito, enfim, precisamos consolidar nossa presença profética nessa cidade fazendo o que Deus nos mandou fazer!


Então volte comigo às definições que lemos no inicio sobre consolidar algo:


Tornar ou ficar sólido. Temos visto a cada culto uma ação maravilhosa do Espírito de Deus, temos visto conversões, reconciliações, glória a Deus! Temos que tornar esse mover sólido, investir no discipulado, no ensino, na formação do caráter de nossos adolescentes, na consolidação de casamentos, na edificação de nossas crianças.


Consolidar é trazer estabilidade. Nós não queremos um movimento legal, nós queremos um caminho de bençãos. Não queremos um culto ou um evento cheio da glória somente, queremos uma caminhada cristã cheia da presença de Jesus. Não queremos sensações que terminem a cada final de culto ou que partam junto com o pregador convidado, queremos gerar um avivamento sustentável.


Consolidar é fortalecer. Queremos fortalecer cada área de ação de nossa igreja, fortalecer nossas ações, fortalecer nossa comunhão, fortalecer nosso impacto na sociedade itaocarense, fortalecer os novos convertidos, enfim…


Imagine a dor de Jairo, depois de ter vencido seu ego, suas verdades, descido de seu pedestal religioso, esperado com paciência, vencido a dor da pior notícia que um pai pode receber, enfrentado a incredulidade de todos… e agora ver seu milagre acabando por sua culpa… Nós não podemos correr o risco de depois de ver Deus fazer tudo que tem feito em nossa comunidade de fé, presenciar o milagre minguando e morrendo diante de nós porque não o consolidamos…


Queremos frutos e frutos que permaneçam

Bem-vindo ao ano da CONSOLIDAÇÃO, tempo onde os frutos não se perdem!


Beijo no coração,

Pr. Giovani Zainotte

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page