top of page

2023: O ano do aperfeiçoamento


“Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”. Ef. 4.12


O que entendemos ser uma direção para nossa Igreja em 2023: Um tempo de afiarmos nossas ferramentas para servirmos com excelência. Um tempo de aperfeiçoamento.


Esse aperfeiçoamento passa por dois níveis claros: primeiro individualmente. Onde, em minha vida, eu preciso ser aperfeiçoado? Segundo, um nível coletivo, nossa igreja, nossa comunidade de fé. Onde, como Igreja em Itaocara, precisamos de aperfeiçoamento?


Segundo o dicionário, aperfeiçoar é:


Fazer(-se) perfeito ou mais perfeito; esmerar(-se), polir(-se;

Encaminhar à perfeição; acabar, rematar, retocar, completar, terminar:

Adquirir maior grau de instrução ou aptidão:

Suprimir defeito(s), falha(s); corrigir-se, emendar-se:


Uma oportunidade de reparo


A palavra grega é katartismos e só aparece nesse texto. Mas o verbo aperfeiçoar (katartizo) apareça em outras passagens em momentos como por exemplo Mc. 1.19, onde Tiago e João estão “aperfeiçoando” as redes para uma pesca mais eficiente.


Também era empregada para o ato de restaurar um osso quebrado.


Em política, o termo era usado para pôr de acordo facções opostas.


Então, chegamos à conclusão que a ideia de Paulo era no sentido de "aperfeiçoar" o que está deficiente na fé dos cristãos e dá a ideia de levar os santos a se tornarem aptos para o desempenho de suas funções no corpo.


Nós estamos sendo convidados pelo Senhor em 2023 a identificarmos os furos em nossas redes, os ossos quebrados, os relacionamentos rompidos, enfim, as áreas que não estão em equilíbrio, em pleno funcionamento e aperfeiçoá-las.


É talvez identificar que minha vida de oração não é eficiente, pois é formada por atos mecânicos e não por momentos de intimidade. É identificar que minha caminhada com Cristo está longe de ser ideal e precisa ser aperfeiçoada. É perceber que meu casamento não é mais feliz como já foi um dia, precisa de aperfeiçoamento.


Uma oportunidade de crescimento


Nós também estamos sendo convidados pelo Senhor a potencializar áreas de nossa vida e serviço.


Vimos que aperfeiçoar é corrigir, emendar, ajustar, retocar, mas é também polir-se, fazer mais perfeito, adquirir maior grau de instrução ou aptidão...


E aí devemos pensar não só em áreas que precisam de ajuste, mas naquelas áreas de nossa vida em que poderíamos estar vivendo outros níveis, mas por acomodação, por falta de estímulo, de esforço, estão estagnadas.


Você pode ser melhor na sua área profissional? Existe um curso que pode ser feito? Um investimento que valha a pena?


Você fez a obra de Deus em 2022? Falou de Jesus pra alguém? Orou com alguém? Serviu nos ministérios? Como todas essas coisas podem ser mais efetivas em 2023?


Enfim, de que forma eu e você podemos chegar ao final de 2023 melhores? Deus quer nos levar a isso, a lugares mais altos, a níveis mais profundos!


Mas essa mudança não se resume a nós individualmente. O que Deus faz em nós sempre desembocará na comunidade, no coletivo, no Corpo de Cristo.


Guarde isso: tudo que Deus faz em você não tem você como fim, mas o Corpo. Se Deus lhe prospera financeiramente é para essa prosperidade abençoe o Corpo. Se Deus lhe dá dons e talentos é para que eles sejam usados no Corpo. Se Deus lhe dá um casamento e você o cultiva de forma correta é para que ele inspire outros casais. Enfim, nada se encerra em nós. Se assim está acontecendo é porque nós não entendemos nada do Evangelho e aí... precisamos de aperfeiçoamento.


É isso que o texto que lemos nos diz: Somos aperfeiçoados para o desempenho no serviço, ou seja, melhoramos, nos capacitamos, ajustamos para... a edificação do Corpo de Cristo!


John Stott diz que todos os dons espirituais são dons para o serviço. Não são dados para o uso egoísta, mas, sim, para o uso altruísta, isto é, para servir as outras pessoas.


Sinais de aperfeiçoamento


Eis o convite/desafio que está diante de nós em 2023: sermos aperfeiçoados. E queremos pensar nesse aperfeiçoamento de forma individual e comunitária.


Queremos que nossa comunidade de fé seja aperfeiçoada. Entendemos que assim como eu e você, a Igreja de Itaocara tem áreas que precisam de reparos, de ajustes, de retoques e outras que precisam de crescimento, de melhorias, de aprimoramento.


Queria contar com você para essa busca. A Igreja não sou eu somente ou a liderança. A igreja somos todos nós. Cada um, aperfeiçoado, contribui para uma Igreja aperfeiçoada.


E quais são os sinais que nos ajudarão a perceber que estamos no caminho do aperfeiçoamento? Os versos seguintes nos mostram:


1. A maturidade espiritual ou semelhança com Cristo (vers. 13)

Nossa meta é o crescimento espiritual. Cristo é nossa vida, nosso exemplo, nossa meta e nossa força. Devemos imitá-lo e chegar à plenitude da sua estatura. A igreja impõe aos seus membros nada menos que a meta da perfeição. Precisamos ser um reflexo do próprio Cristo, pois ele vive em nós.


Uma Igreja aperfeiçoada em Deus é incansável na busca por maturidade espiritual e santidade!


2. A estabilidade espiritual (vers. 14).

Há crentes que vivem embarcando em todas as ondas de novidades heterodoxas que assaltam a igreja e jamais se firmam na verdade. Vivem atrás de experiências e não têm discernimento para identificar os falsos ensinos.


Os modismos vêm e vão. As novidades religiosas são como goma de mascar, perdem logo o doce, e as pessoas começam a mastigar borracha e, logo, precisam de outra novidade.


Uma igreja aperfeiçoada em Deus é estável, não vive esses desníveis absurdos, mas segue sua trajetória com olhos fitos no Senhor!


3. Seguir a verdade em amor (vers. 4.15).

Existem homens que enganam os outros em benefício próprio, ao passo que o cristão deve levar adiante a verdade a fim de trazer benefício espiritual aos outros e deve fazer isso de uma forma tão cativante como só o amor é capaz de fazer. A verdade sem amor é brutalidade, mas amor sem verdade é hipocrisia.


Uma Igreja aperfeiçoada em Deus ama” Ama o pecador, o que pensa diferente, o que ainda não consegue caminhar na mesma velocidade, ama o que e a quem Deus ama.


4. A cooperação espiritual (vers. 4.16).


Cada membro do corpo, não importa o quão insignificante pareça ser, tem um ministério importante a exercer para o bem do corpo. O corpo cresce, quando os membros crescem. E eles crescem quando alimentam uns aos outros com a Palavra de Deus.


Crianças não podem se cuidar sozinhas. Precisamos uns dos outros. Um cristão isolado não pode ministrar aos outros nem receber ministração.


Uma Igreja aperfeiçoada em Deus vive a dinâmica do discipulado, da cooperação, do amor concretizado em serviço.


Conclusão!


E aí... Disposto? Não posso negar, o processo de aperfeiçoamento as vezes é um pouco dolorido, pois reconhecer as áreas que precisam de intervenção nem sempre é simples. Também é um processo trabalhoso. Não há aperfeiçoamento sem trabalho duro!


Mas o resultado... Ah, compensa e muito! Uma vida que experimenta esse processo é uma benção e uma potência nas mãos do Senhor. Uma Igreja aperfeiçoada em Deus é uma bomba no inferno!


Vamos juntos! Vai valer a pena!


Chegamos em 2023, o ano do aperfeiçoamento!


Deus te abençoe,

Beijo em seu coração de seu pastor,

Giovani Zainott

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page